terça-feira, 31 de janeiro de 2012

GOTAS DE ESPIRITUALIDADE - FEVEREIRO/2012

Ressurreição e reencarnação 
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 4 - item 5 a 7, Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo, Boa Nova Editora. 

Ora, havia um homem entre os Fariseus, chamado Nicodemos, senador dos Judeus, - que foi à noite encontrar Jesus e lhe disse: Mestre, sabemos que vieste da parte de Deus para nos instruir como um doutor; porque ninguém poderia fazer os milagres que fazeis se Deus não estivesse com ele. 
Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo: Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos lhe disse: Como pode nascer um homem que já está velho? Pode ele reentrar no ventre de sua mãe, para nascer uma segunda vez? 
Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo: Se um homem não renascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. - Não vos espanteis do que eu vos disse, que é preciso que nasçais de novo. - O Espírito sopra onde quer, e ouvis sua voz, mas não sabeis de onde ele vem, nem onde ele vai; ocorre o mesmo com todo homem que é nascido do Espírito. 
Nicodemos lhe respondeu: Como isso pode se dar? - Jesus lhe disse: Que! sois mestre em Israel, e ignorais essas coisas? 
-  Em verdade, em verdade vos digo que não dizemos senão o que sabemos, e que não testemunhamos senão o que vimos; e entretanto vós não recebeis nosso testemunho. - Mas se não me credes quando vos falo das coisas da Terra, como me crereis quando vos falar das coisas do céu? (São João, 3:1-12). 
O  pensamento de que João Batista era Elias e que os profetas poderiam reviver sobre a Terra, encontra-se em muitas passagens dos Evangelhos, notadamente nas relatadas acima (nº 1, 2 e 3). Se essa crença tivesse sido um erro, Jesus não teria deixado de a combater, como combateu tantas outras; longe disso, ele a sancionou com toda a sua autoridade, e a colocou como princípio e como uma condição necessária quando disse: Ninguém pode ver o reino dos céus se não nascer de novo; e insiste, ajustando: Não vos espanteis do que eu vos disse, que é PRECISO que nasçais de novo. 
Estas palavras: "Se um homem não renasce da água e do Espírito", foram interpretadas no sentido da regeneração pela água do batismo; mas o texto primitivo trazia simplesmente: Não renasce da água e do Espírito, ao passo que, em certas traduções, a do Espírito se substituiu: do Santo Espírito, o que não responde mais ao mesmo pensamento. Esse ponto capital ressalta dos primeiros comentários feitos sobre o Evangelho, assim como será um dia constatado sem equívoco possível.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ONDE ESTÁ SEU CORAÇÃO?


Hoje é um dia de retomada para todos nós



Já faz alguns anos, mas me recordo vivamente como se fosse hoje. Naquela tarde eu participava de uma importante reunião. Uma sala grande, bem ornamentada e repleta de gente com poder de decisão era o cenário do qual eu fazia parte. Mas meu coração não estava ali!
Na época eu estava vivendo uma situação difícil em um relacionamento e o coração ferido me arrastava para outro lugar, por mais que aparentemente estivesse na sala. Recordo-me de que um amigo, que também participava do encontro, enviou-me discretamente um bilhetinho com esta pergunta desconcertante: “Onde está teu coração?” Ele me conhecendo bem e observando-me em silêncio, compreendeu que meu coração estava distante daquele lugar e quis saber por onde andava.
Diz a Palavra de Deus: “Onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” (Mt 6, 21). É verdade que naquele momento meu coração estava distante... Mas onde ele estava? Em que constituía meu tesouro naquele momento? Não respondi à pergunta e senti-me abalada, pois meu coração não estava no lugar certo!
Hoje se eu lhe fizer a mesma pergunta talvez você também perceba que seu coração não está no lugar certo. Como seria bom se estivéssemos sempre unidos ao nosso verdadeiro tesouro!
Agora, por exemplo, enquanto você lê este artigo, como está seu coração? Será que está ferido como o meu naquela época? Será que foi roubado por alguém que não era digno dele? Será que agora seu coração está em suas preocupações com a família, nas dívidas que precisam ser pagas, nos desencontros amorosos, no desemprego? Nada, nem ninguém tem o direito de nos separar do amor de Deus, Ele é nosso tesouro e nosso coração precisa descansar n'Ele, precisa estar centrado n'Ele.
Acredito que hoje é um dia de retomada para todos nós. Dia de colocarmos nosso coração no lugar certo. O que acha? Podemos começar do princípio de que nosso coração foi feito para amar e só repousa no Amado. Deus, ao nos criar, foi movido pelo Amor e nos formou para amarmos e sermos amados. Portanto, amar é nossa razão de viver. O amor é mais do que um sentimento, é uma decisão que precisamos tomar a cada dia com Jesus, o Mestre do Amor. Ele nos ensinou a maneira mais original de amar: doar-se livremente, por escolha, por decisão, sem esperar recompensas.
Ao falarmos do coração e do amor, naturalmente pensamos naquela inclinação espontânea, na atração por um objeto ou uma pessoa, que nos arrastam para eles, quando descobrimos algo de belo, bom ou agradável neles, que, de alguma forma, nos completa. Mas não é só isso! O amor pode ser a força transformadora que nos impulsiona a sermos melhores e nos leva a ser o que somos na essência. É esse amor que move o coração para o lugar certo, na hora certa.
Vemos, hoje, a palavra “amor” sendo utilizada de maneira tão errada e até mesmo agressiva, de forma que ficamos inibidos na hora de utilizá-la do modo correto. Porém, na essência, o amor não perdeu o seu significado e não podemos abrir mão disso.
Recordo-me de que, naquele dia da reunião, eu não respondi àquele amigo onde estava meu coração porque nem eu mesma sabia. Mas hoje eu sei. Tenho, cada vez mais, experimentado centralizá-lo em Deus pela força da oração e pela descoberta sempre nova do quanto sou amada pelo Senhor. Esperando n'Ele, a cada dia, contemplo Sua ação em minha vida, percebo Suas promessas se cumprirem e Seu amor se revelando nos detalhes. A Palavra do Senhor diz: “Buscai o reino de Deus em primeiro lugar e o mais lhe será dado por acréscimo” (Lc 12, 31). Talvez o “acréscimo” pelo qual você espera chegue quando você colocar seu coração no devido lugar: no Senhor.
Façamos hoje a experiência de fixar nosso coração em Deus, nosso Eterno tesouro. Ele nos conduzirá aos lugares e às pessoas certas. Lembre-se de que seu coração, antes e acima de tudo, pertence a Deus. Se você está distante d'Ele, procure voltar hoje mesmo, Ele está à sua espera.

Dijanira Silva

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

RADIO NOVELA: SEXO E DESTINO - CAP 20

São deprimentes as disposições de Espíritos sem moral que se acercam de moribundos. O fato de um obsessor se transformar em protetor põe à mostra que o Amor está presente no coração das criaturas humanas, bastando ser despertado.
Por outro lado, a indiferença da mãe diante da tragédia com filha adotiva lembra, advertindo-nos quanto ao futuro, como o ser humano elege o egoísmo como companheiro de várias jornadas...
Lição primorosa para médiuns passistas de enfermos: antes, solicitar permissão do médico que esteja cuidando do doente, para evitar melindres e/ou dissabores familiares.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
AGOSTINHO/191 (e) – Médium passista. Cliente no Banco em que trabalha Cláudio.

( fonte: http://www.institutoandreluiz.org/sinopse_sexo_e_destino.html)





Motivos de resignação - Evangelho




Programa Transicao 144 - A Culpa e o Autoperdão

Alberto Almeida

 http://programatransicao.tv.br/alberto-almeida/programa-transicao-144-a-culpa-e-o-autoperdao-video_510d4f9f3.html


ABRAÇOS FRATERNOS!

sábado, 21 de janeiro de 2012

GOTAS DE ESPIRITUALIDADE...

"Como o Cristo deixou claro que AQUELE QUE NÃO CONSEGUE SER FIEL NAS COISAS MÍNIMAS, TAMBÉM NÃO O SERÁ NAS COISAS MÁXIMAS, cabe a ti aperfeiçoar teus pensamentos e raciocínios na tua micro-humanidade doméstica (FAMÍLIA), para que consigas, no tempo, atuar com proveito na ampla humanidade.
Bom será que não cultives animosidades, mágoas, desejos ou planos de extorção relativos a sua família, pois na convivência com o resto da humanidade terás que experimentar a LEI DO RETORNO e verás quanto é difícil e dolorido o tempo da devolução, os dias do acerto de contas."
(Raul Teixeira, pelo espírito Camilo)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

RADIO NOVELA: SEXO E DESTINO - CAP 19

Cap 6 – A ação de Espíritos trevosos (verdadeiros vampiros, hipnotizadores) expõe as terríveis conseqüências para o ser encarnado que com eles sintoniza. Aliás, a hipnose é tema complexo, mas a responsabilidade não é título transferível: é individual, face o livre-arbítrio de cada um.
A vigilância e a prece, recomendadas por Jesus, constituem poderosa defesa espiritual a repelir formas-pensamentos infelizes, arremessadas por encarnados ou desencarnados.
Amparo de exceção: ocorre quando o Plano Maior produz medidas especiais que causam aflições e dores a determinadas pessoas, com merecimento, objetivando livrá-las de queda em desastres morais.
Os responsáveis pelas guerras responderão por suas decisões. Colherão amargos frutos...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
CLÁUDIO NOGUEIRA/51 (e) – Pai de Marina. Há um obsessor (desencarnado) junto dele, em tempo integral, instigando-o às bebidas alcoólicas e a relações sexuais espúrias.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
chocarrice/50 = (subst.fem.) – gracejo atrevido;






 "CULPA E MÁGOA" & "SAÚDE E DOENÇA"

por Ari Soares Sobrinho e Rodrigo Miranda





Programa espírita apresentado por Ari Soares Sobrinho e Rodrigo Miranda.
Todas as terças às 19h00. Na TV JAPI - Jundiaí-SP .
http://www.tvjapi.com.br/site/
e-mail: contatoavidacontinua@terra.com.br

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

DOUTRINAÇÕES

EVANGELHO NO LAR
 ( terapia da fluidificação da água e oração/vibrações aos que precisam)
Coord.: Thayanna Zuta

         DOUTRINAÇÕES
“Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegraivos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” — Jesus. (LUCAS, capítulo 10, versículo 20.)
Freqüentemente encontramos novos discípulos do Evangelho exultando de contentamento, porque os Espíritos perturbados se lhes sujeitam.
Narram, com alegria, os resultados de sessões empolgantes, nas quais doutrinaram, com êxito, entidades muitas vezes ignorantes e perversas.
Perdem-se muitos no emaranhado desses deslumbramentos e tocam a multiplicar os chamados “trabalhos práticos”, sequiosos por orientar, em contactos mais diretos, os amigos inconscientes ou infelizes dos planos imediatos à esfera carnal.
Recomendou Jesus o remédio adequado a situações semelhantes, em que os aprendizes, quase sempre interessados em ensinar os outros, esquecem, pouco a pouco, de aprender em proveito próprio.
Que os doutrinadores sinceros se rejubilem, não por submeterem criaturas desencarnadas, em desespero, convictos de que em tais circunstâncias o bem é ministrado, não propriamente por eles, em sua feição humana, mas por emissários de Jesus, caridosos e solícitos, que os utilizam à maneira de canais para a Misericórdia Divina; que esse regozijo nasça da oportunidade de servir ao bem, de consciência sintonizada com o Mestre Divino, entre as certezas doces da fé, solidamente guardada no coração.
A palavra do Mestre aos companheiros é muito expressiva e pode beneficiar amplamente os discípulos inquietos de hoje.

CAMINHO, VERDADE E VIDA
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
DITADO PELO ESPÍRITO EMMANUEL

domingo, 15 de janeiro de 2012

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PINGA FOGO :Suicídio - Richard Simonetti


1 – Em circunstâncias adversas, o suicídio é uma saída para muita algumas pessoas. O que diz o Espiritismo?
Nenhuma religião admite o suicídio, o que demonstra, em princípio, tratar-se de algo contrário às leis divinas. O Espiritismo corrobora essa idéia. Podemos dizer que se trata da pior maneira de morrer. Em qualquer tipo de morte podemos dizer que se cumpriram os desígnios divinos. No suicídio não. Deus não quer que ninguém elimine a própria vida.

2 - Fundamentalistas islâmicos vêm se matando, explodindo como bombas humanas, levando consigo muita gente. E se dizem religiosos...
Não conheço nenhum princípio islâmico que recomende o suicídio ou o assassinato. Os que o fazem são fanáticos movidos a ódio, que é a negação da religiosidade, e por uma profunda ignorância quanto às consequências do suicídio.

3 – Quais são essas consequências?
Todo ato de violência que cometemos contra nós mesmos, ferindo ou aniquilando o corpo, atinge o perispírito, nosso corpo espiritual. Em lamentável destrambelho, os suicidas são confinados em regiões de tormentos indescritíveis, que segundo eles próprios, não tem similar na Terra.

4 – Todos sofrem na mesma intensidade?
Depende do tipo de suicídio, das circunstâncias agravantes, como é o caso dos homens bomba, ou atenuantes, envolvendo uma depressão grave, um desequilíbrio mental.

5 – A obsessão é circunstância atenuante?
Sem dúvida. Há, inclusive suicídios que se afiguram como verdadeiros assassinatos cometidos por inimigos desencarnados. Envolvem de tal forma a vítima que a induzem a matar-se.

6 – Nesse caso não há responsabilidade da parte do obsidiado?
Sempre há responsabilidade no ato do suicídio. Nenhum obsessor nos obriga ao suicídio. Ele nos induz. A decisão é sempre nossa. Mesmo nos casos de subjugação, em que o obsessor domina a vítima esta tem o instinto de conservação a seu lado e tenderá a resistir, a não ser que a idéia a seduza.

7 – Em incêndios de edifícios tem ocorrido de pessoas presas em andares superiores saltarem para a morte, até a proximidade das chamas. É suicídio?
É apenas um gesto instintivo de fuga. O calor, nessa situação é tão intenso que, literalmente, pode derreter a vítima.

8 – O que podemos fazer pelos suicidas?
Esquecer as circunstâncias de sua morte. Deixar de lembrar deles morrendo em decorrência da auto-agressão. Pensar vivos, no mundo espiritual, e orar muito por eles. Dizem os suicidas que as orações em seu benefício constituem refrigério para suas almas.

Como Ajudar uma Mãe de um Suicida?

Pergunta da Ph.D. em Geografia Gicélia Mendes ao Espírito Eugênia (Trecho da incorporação realizada pelo médium Benjamin Teixeira, ao final da palestra pública do Instituto Salto Quântico - dia 7 de fevereiro de 2010), sobre como lidar com a perda de um filho pelo suicídio. Para  mais informações, visite http://www.saltoquantico.com.br/


RADIO NOVELA: SEXO E DESTINO - CAP 18

O remorso, mesmo sendo imposto por ação de obsessor, causa inimaginável agonia. Um obsessor de alguém, induzindo-o a prejudicar a outrem que ama intensamente, quando percebe o mal que causou, muda de proceder: deixa aquele que está obsidiando e se devota inteiramente a amparar o objeto do seu amor sincero.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ditérios/206 = (subst.masc.) – ditos satíricos, troças;
crenas/214 = (subst.fem.) – espaço entre os dentes de uma [roda] peça dentada;



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MESA REDONDA: DEPRESSÃO E MODERNIDADE SOB A ÓTICA ESPÍRITA


                                       FOTOS  DA MESA REDONDA
Foi  realizada, no dia 08/01/2012 (-Domingo) *20 horas*, por dois Palestrantes convidados da 'R.L' (Humberto: Psicologo - Psicanalista) a e (Sergio:  Clinico Geral- ), Coordenada pelo Nosso Dirigente Huggow Denzo.
Participem de nossas Palestras, que são ministradas  no primeiro Domingo de cada mês.

 Dirigente Huggow Denzo. 
















domingo, 8 de janeiro de 2012

FOTOS GRUPO DE ESTUDO "SEXO E DESTINO" ( RADIO NOVELA)

Participem do Grupo "Sexo e Destino" ( radio-novela) :

 Início às 21:00 (horário de Brasília) as Sextas -Feiras  no Circulo de Estudos Espíritas do Second Life.
Coord.: Lys Blogger






Livro que estamos estudando ;)


Troshna, Lys & Thayanna

Nosso Circulo de Estudos :) ( em reforma)

Nossos amigos  frequentadores 

                                                       Nossos amigos  frequentadores 


 Nosso Cantinho, de estudos, Nosso Lar!!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sexo e Destino - Capítulo 17





 Sublime narração do despertar do Espírito para as verdades eternas!
A Doutrina dos Espíritos, de que o “O Evangelho Segundo o Espiritismo” registra tantas claridades espirituais, é benção incomparável para dissipar dúvidas e alicerçar robustamente a fé em Deus! O réprobo, ao mudar seu padrão vibratório para melhor, desliga-se automaticamente do obsessor. E o obsessor alijado, para logo busca outro “porto encarnado” onde atraca sua tirania...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ARNULFO e TELMO/199 (d) – Auxiliares espirituais em apoio a Marita.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
gargalheira/201 = (subst.fem.) – coleira com que se prendiam os escravos;

CANTINHO DOS PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE ESTUDOS ;)




HOJE  É  TEMPO DE SER FELIZ
      (Pe. Fabio Melo)
         
A vida  é fruto  da decisão de  cada momento,talvez seja por isso,que    a  ideia  do plantio seja  tão  revelador sobre a arte de viver e plantar.
É  atitude de constante semeadura,de deixar  cair a terra   de nossa    existência as mais diversas formas de sementes.
Cada  escolha  por menor  que  seja ,é  uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos.
Um dia   tudo que agora silenciosamente plantamos,ou deixamos  plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...
Para  cada dia, o seu empenho a sabedoria biblíca  nos  contribui á  isso,quando nos  diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa"!
Hoje,neste tempo que é seu ,o futuro está sendo plantado.
As  escolhas  que você procura,
Os amigos que  você cultiva,
As lieturas que  você faz.
Os  valores  que você abraça,
Os amores que você ama,tudo será determinante para colheita  futura.Felicidade talvez seja isso:alegria de recolher da terra que somos,frutos que sejam agradáveis aos  olhos.
Infelicidade talvez seja ao contrário.
O que não  podemos perder  de vista é   que a vida não é  real fora do cultivo.
Sempre  é tempo de lançar sementes ...
Sempre é tempo de recolher os  frutos.Tudo ao mesmo tempo.
Sementes de ontem, frutos de hoje
Sementes de hoje ,frutos de amanhã!
Por  isso não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra.
Cuidado com os semeadores que não lhe amam.
Eles  têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com semeadores que  não conhece.
Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você,afinal você merece muito mais que qualquer coisa.
Cuidado com os amores passageiros,eles  costumam deixar  marcas dolorosas que não passam....
Cuidado com os invasores do seu corpo...Eles  costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar...
Eles costumam lhe  fazer esquecer que  você vale a pena...
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por  aí...elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo...
 Não tenha  medo de olhar no espelho, é nessa  cara safada que  você tem,que Deus resolveu  expressar mais uma vez,o amor que ele tem pelo mundo.
Não desanime de  você mesma que a  colheita de hoje não seja  muito feliz.
Não coloque um ponto final nas suas esperanças.
Ainda ha muito o que  fazer ,ainda  há muito o  que  plantar,e o que amar nessa vida .
Ao invés de ficar parado no que  você faz de errado,olhe para  frente,e veja o que ainda pode ser feito...
A vida ainda não terminou e já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem"...va en frente.
Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.
Deus resolveu reforma o mundo,e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Isso prova que ele ainda acredita em você,e se ele ainda acredita ,quem sou eu pra dúvidar....?

      COLABORAÇÃO: Marla Arida

FOTOS DO EVANGELHO NO LAR ;)


Participem do Evangelho no Lar : Início às 21:00 (horário de Brasília) Quinta-Feira .  Circulo de Estudos Espíritas do Second Life.  http://slurl.com/secondlife/Camelhead/103/96/3741
                                   

                                     
                                      





EVANGELHO NO LAR


                                 QUE TEMOS COM O CRISTO?


“Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.” — (MARCOS, capítulo 1, versículo 24.)

Grande erro supor que o Divino Mestre houvesse terminado o serviço ativo, no Calvário.
Jesus continua caminhando em todas as direções do mundo; seu
Evangelho redentor vai triunfando, palmo a palmo, no terreno dos corações.
Semelhante circunstância deve ser lembrada porque também os Espíritos maléficos tentam repelir o Senhor diariamente.
Refere-se o evangelista a entidades perversas que se assenhoreavam do corpo da criatura.
Entretanto, essas inteligências infernais prosseguem dominando vastos organismos do mundo.
Na edificação da política, erguida para manter os princípios da ordem divina, surgem sob os nomes de discórdia e tirania; no comércio, formado para estabelecer a fraternidade, aparecem com os apelidos de ambição e egoísmo; nas religiões e nas ciências, organizações sagradas do progresso universal,
acodem pelas denominações de orgulho, vaidade, dogmatismo e intolerância sectária.
Não somente o corpo da criatura humana padece a obsessão de Espíritos perversos. Os agrupamentos e instituições dos homens sofrem muito mais.
E quando Jesus se aproxima, através do Evangelho, pessoas e
organizações indagam com pressa: “Que temos com o Cristo? que temos a ver com a vida espiritual?”
É preciso permanecer vigilante à frente de tais sutilezas, porqüanto o adversário vai penetrando também os círculos do Espiritismo evangélico, vestido nas túnicas brilhantes da falsa ciência.
                                   
LIVRO:CAMINHO, VERDADE E VIDA
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
DITADO PELO ESPÍRITO EMMANUEL

Coord.:  Thayanna Zuta

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ FOTOS DO GRUPO DE ESTUDOS: PRINCIPIANTE ESPIRITA Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

 GRUPO DE ESTUDOS PRINCIPIANTE ESPÍRITA

Participem do Grupo de estudos "Principiante Espírita : Início às 21:00 (horário de Brasília) Quarta -Feira   no Circulo de Estudos Espíritas do Second Life. 
Coord.: Thayanna Zuta & Lys Blogger

✎... O Principiante Espírita. Por Allan Kardec.  Tradução de Júlio Abreu Filho. Editora Pensamento-Cultrix Ltda.

Lys , Luan e Padma
Cecilia, Carlos, Amigo, Amiga e Lys

Ane, Thayanna, Lindsay & Thiago


Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ GRUPO DE ESTUDOS: PRINCIPIANTE ESPIRITA Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ



                              ESCOLHOS DA MEDIUNIDADE
                                           (Allan Kardec )
             ( Os médiuns, também podem, sofrer OBSESSÃO)
(...)                                  
70. Um dos maiores escolhos da mediunidade é a obsessão,
ou domínio que certos Espíritos podem exercer sobre os médiuns,
apresentando-se com nomes supostos e impedindo que por eles se
manifestem outros Espíritos. Isto constitui, também, um perigo em
que esbarra todo observador novato e inexperiente, que, desconhecendo
as características desse fenômeno, pode enganar-se pelas
aparências, do mesmo modo que aquele que desconhece a medicina
pode enganar-se quanto à causa e a natureza de uma doença.
Se, neste caso, o estudo prévio é vantajoso para o observador,
torna-se indispensável para o médium, pois lhe fornece os meios de
prevenir um inconveniente que lhe pode acarretar desagradáveis
conseqüências. Por isso toda recomendação é pouco para que o
estudo preceda sempre a prática.

71. Apresenta a obsessão três graus bem característicos: a
obsessão simples, a fascinação e a subjugação. No primeiro tem o
médium inteira consciência de que nada obtém de bom; não se
engana quanto à natureza do Espírito que teima em se manifestar e
do qual deseja livrar-se. Tal caso não oferece gravidade: é um
simples aborrecimento, do qual se liberta o médium se deixar, no
momento, de escrever. Cansado por não se ver atendido, o Espírito
acaba se retirando.
A fascinação é muito mais grave, porque o médium fica perfeitamente
iludido. O Espírito que o domina conquista-lhe a confiança
a ponto de lhe paralisar a capacidade de julgar as comunicações
recebidas e lhe fazer considerar sublimes os maiores absurdos.
O caráter marcante desse gênero de obsessão é a provocação
de uma extrema susceptibilidade do médium, o qual é levado a só
admitir como bom, justo e certo aquilo que ele próprio escreve, ao
mesmo tempo em que repele todo conselho e toda crítica. Então
rompe com os amigos, ao invés de se convencer de que é enganado;
alimenta inveja contra os outros médiuns, cujas comunicações
sejam consideradas melhores que as suas; e, por fim, quer impor-se
nas reuniões espíritas, de onde se afasta, desde que não as possa
dominar.
Essa atuação do Espírito pode ir ao ponto de arrastar o indivíduo
a dar passos ainda mais ridículos e comprometedores.


72. Um dos caracteres distintivos dos Espíritos maus é a imposição.
Dão ordens e querem ser obedecidos. Os bons jamais
impõem: dão conselhos e quando não escutados retiram-se.
Decorre daí que a impressão deixada pelos maus Espíritos é
sempre penosa e fatigante. Muitas vezes causa uma agitação febril,
movimentos bruscos e desordenados. Ao contrário, a dos bons é
calma, suave e agradável.


73. A subjugação, outrora chamada possessão, é um constrangimento
físico que exercem Espíritos da pior espécie e que
pode chegar até à anulação do livre-arbítrio do paciente. Muitas
vezes, porém, se reduz a simples impressões desagradáveis; outras
vezes provoca movimentos desordenados, atos insensatos, gritos,
palavrões, frases incoerentes, cujo ridículo o subjugado por vezes
compreende mas não pode evitar.
Esse estado difere fundamentalmente da loucura patológica,
com a qual erroneamente a confundem, por isso que a sua causa
não é uma lesão orgânica. Assim, diversa sendo a origem, diversos
devem ser os processos de cura. A aplicação do processo ordinário
de duchas e tratamento corporal por vezes chega a determinar uma
loucura verdadeira naquele que apenas sofria uma enfermidade
moral.


74. Na loucura propriamente dita a causa do mal é orgânica.
É preciso restituir ao organismo o seu estado normal; na subjugação
a causa é espiritual; é preciso livrar o doente de um inimigo
invisível – não por meio de medicamentos, mas opondo uma força
moral superior à dele.
Em tal caso a experiência tem provado que jamais os exorcismos
deram resultados satisfatórios: ao invés de minorar a situação,
agravam-na.
Apontando a verdadeira causa do mal, só o Espiritismo pode
oferecer o meio de combatê-lo: a educação moral do obsessor. Por
meio de conselhos bem dirigidos, consegue-se torná-lo melhor e
fazer que renuncie voluntariamente aos tormentos que causa ao
enfermo. Este, assim, fica livre.


75. Geralmente a subjugação é individual. Entretanto, quando
uma legião de Espíritos maus cai sobre uma povoação, pode
apresentar um caráter epidêmico.
Foi um fenômeno idêntico que se verificou ao tempo de Jesus.
E, então só um poder moral superior poderia dominar esses seres
malfazejos, chamados demônios, e restabelecer a calma das vítimas.


76. Há que considerar um fato importante: é que, seja qual
for a sua natureza, a obsessão independe do exercício da mediunidade
e se manifesta em todos os graus, principalmente no último,
em grande número de criaturas que jamais ouviram falar de Espiritismo.
Na verdade, desde que os Espíritos têm existido de todos os
tempos, sempre têm exercido influência; a mediunidade não é
causa – é simples meio de manifestação dessa influência. Assim,
pode-se dizer com segurança que todo médium obsidiado sofre de
um modo qualquer e, freqüentemente, nos atos mais comezinhos da
vida, os efeitos de tal influência. Se não fora a mediunidade, a
influência seria levada à conta de certas enfermidades misteriosas,
que escapam à investigação dos médicos. Pela mediunidade o
Espírito malévolo denuncia a sua presença; sem ela, permaneceria
oculto e ninguém o suspeitaria.


77. Aqueles que negam tudo quanto não afeta os sentidos não
admitem essa causa oculta. Quando, porém, a Ciência tiver saído
do caminho materialista, reconhecerá na ação do mundo invisível,
que nos envolve, e em cujo meio nós vivemos, uma força que tanto
reage sobre as coisas físicas quanto sobre as morais. Será um novo
caminho rasgado ao progresso e a chave de uma porção de fenômenos
até agora mal compreendidos.


78. Desde que a obsessão jamais poderá ser causada por um
bom Espírito, é essencial saber-se reconhecer a natureza daqueles
que se apresentam. O médium não esclarecido pode ser enganado
pelas aparências; mas o médium prevenido percebe o menor sinal
suspeito. Então, percebendo que nada poderá fazer, o Espírito se
retira.
O conhecimento prévio dos meios de distinguir bons e maus
Espíritos é, assim, indispensável aos médiuns que não querem
expor-se a uma armadilha. Também o é ao mero observador, que,
por esse meio, pode aquilatar o valor do que vê e do que ouve.
(...)     

 Referencias bibligráficas:
✎... O Principiante Espírita. Por Allan Kardec.  Tradução de Júlio Abreu Filho. Editora Pensamento-Cultrix Ltda.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

GRUPO DE ESTUDOS SEXO E DESTINO
LIVRO: Sexo e Destino 
Espírito ANDRÉ LUIZ, FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER e WALDO VIEIRA
Sexta- Feira. Horário: 21:00 horário de Brasília

Coord: Lys blogger & Tayanna Zuta
http://slurl.com/secondlife/Camelhead/95/97/3741



Acima : Padima, Lys, Troshna,Thayanna & Lyndsay 
 Ambiente virtual do Grupo de Estudo
 Biblioteca , lado direito, com os livros que estamos estudando
Participantes :)