segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GOTAS DE ESPIRITUALIDADE - JANEIRO/2012

Dar-se-á àquele que tem

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 18 - item 13 a 15,
Muitos chamados e poucos escolhidos, Boa Nova Editora.
 
 
     Seus discípulos, se aproximando, lhe disseram: Por que lhes falais por parábolas? - E, lhes respondendo, disse: É porque para vós outros foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas, para eles, não lhes foi dado. - Porque a quem já tem se lhe dará ainda, e estará na abundância; mas para aquele que não tem, se lhe tirará mesmo o que tem. - Por isso, eu lhes falo por parábolas; porque vendo eles não veem, e escutando não ouvem, nem compreendem. - E a profecia de Isaías se cumpre neles quando disse: Escutareis com os vossos ouvidos e não ouvireis; olhareis com os vossos olhos e não vereis. (São Mateus, 13:10-14).
     Prestai bem atenção naquilo que ouvis, porque se servirá para convosco da mesma medida da qual vos servirdes para com os outros, e vos será dado ainda mais; - porque se dará àquele que já tem, e para aquele que não tem, se lhe tirará mesmo o que tem. (São Marcos, 4:24-25).
     "Dá-se àquele que já tem e se tira àquela que não tem"; meditai estes grandes ensinos que, frequentemente, vos pareceram paradoxais. Aquele que recebeu é o que possui o sentido da palavra divina; não a receber senão porque tentou dela se tornar digno, e o Senhor, em seu amor misericordioso, encoraja os esforços que tendem ao bem. Estes esforços firmes, perseverantes, atraem as graças do Senhor; é um imã que chama para si as melhoras progressivas, as graças abundantes que vos tornam fortes para escalar a montanha santa, no cume da qual está o repouso depois do trabalho. (...)
     Aquele que não cultiva o campo que o trabalho de seu pai lhe ganhou, e o qual ele herda, vê esse campo se cobrir de ervas parasitas. É seu pai quem lhe toma as colheitas que não quis preparar? Se deixou as sementes, destinadas a produzir nesse campo, mofar por falta de cuidado, deve acusar seu pai, se elas não produzem nada?
     Não, não; em lugar de acusar aquele que tinha tudo preparado para ele, de retomar seus dons, que acuse o verdadeiro autor das suas misérias, e que, então, arrependido e ativo, se lance, à obra com coragem; que rompa o solo ingrato com o esforço da sua vontade; que o lavre a fundo com a ajuda do arrependimento e da esperança; que nele jogue com confiança a semente que tiver escolhido como boa entre as más, que a regue com o seu amor e a sua caridade, e Deus, o Deus de amor e de caridade, dará àquele que já recebeu. Então, ele verá os seus esforços coroados de sucesso, e um grão produzir cem, e um outro mil. Coragem, lavradores; tomai as vossas grades e as vossas charruas; lavrai os vossos corações; arrancai dele o joio; semeai aí a boa semente que o Senhor vos confia, e o orvalho do amor o fará produzir os frutos da caridade.
(UM ESPÍRITO AMIGO, Bordeaux, 1862).

Nenhum comentário:

Postar um comentário