segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ONDE ESTÁ SEU CORAÇÃO?


Hoje é um dia de retomada para todos nós



Já faz alguns anos, mas me recordo vivamente como se fosse hoje. Naquela tarde eu participava de uma importante reunião. Uma sala grande, bem ornamentada e repleta de gente com poder de decisão era o cenário do qual eu fazia parte. Mas meu coração não estava ali!
Na época eu estava vivendo uma situação difícil em um relacionamento e o coração ferido me arrastava para outro lugar, por mais que aparentemente estivesse na sala. Recordo-me de que um amigo, que também participava do encontro, enviou-me discretamente um bilhetinho com esta pergunta desconcertante: “Onde está teu coração?” Ele me conhecendo bem e observando-me em silêncio, compreendeu que meu coração estava distante daquele lugar e quis saber por onde andava.
Diz a Palavra de Deus: “Onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” (Mt 6, 21). É verdade que naquele momento meu coração estava distante... Mas onde ele estava? Em que constituía meu tesouro naquele momento? Não respondi à pergunta e senti-me abalada, pois meu coração não estava no lugar certo!
Hoje se eu lhe fizer a mesma pergunta talvez você também perceba que seu coração não está no lugar certo. Como seria bom se estivéssemos sempre unidos ao nosso verdadeiro tesouro!
Agora, por exemplo, enquanto você lê este artigo, como está seu coração? Será que está ferido como o meu naquela época? Será que foi roubado por alguém que não era digno dele? Será que agora seu coração está em suas preocupações com a família, nas dívidas que precisam ser pagas, nos desencontros amorosos, no desemprego? Nada, nem ninguém tem o direito de nos separar do amor de Deus, Ele é nosso tesouro e nosso coração precisa descansar n'Ele, precisa estar centrado n'Ele.
Acredito que hoje é um dia de retomada para todos nós. Dia de colocarmos nosso coração no lugar certo. O que acha? Podemos começar do princípio de que nosso coração foi feito para amar e só repousa no Amado. Deus, ao nos criar, foi movido pelo Amor e nos formou para amarmos e sermos amados. Portanto, amar é nossa razão de viver. O amor é mais do que um sentimento, é uma decisão que precisamos tomar a cada dia com Jesus, o Mestre do Amor. Ele nos ensinou a maneira mais original de amar: doar-se livremente, por escolha, por decisão, sem esperar recompensas.
Ao falarmos do coração e do amor, naturalmente pensamos naquela inclinação espontânea, na atração por um objeto ou uma pessoa, que nos arrastam para eles, quando descobrimos algo de belo, bom ou agradável neles, que, de alguma forma, nos completa. Mas não é só isso! O amor pode ser a força transformadora que nos impulsiona a sermos melhores e nos leva a ser o que somos na essência. É esse amor que move o coração para o lugar certo, na hora certa.
Vemos, hoje, a palavra “amor” sendo utilizada de maneira tão errada e até mesmo agressiva, de forma que ficamos inibidos na hora de utilizá-la do modo correto. Porém, na essência, o amor não perdeu o seu significado e não podemos abrir mão disso.
Recordo-me de que, naquele dia da reunião, eu não respondi àquele amigo onde estava meu coração porque nem eu mesma sabia. Mas hoje eu sei. Tenho, cada vez mais, experimentado centralizá-lo em Deus pela força da oração e pela descoberta sempre nova do quanto sou amada pelo Senhor. Esperando n'Ele, a cada dia, contemplo Sua ação em minha vida, percebo Suas promessas se cumprirem e Seu amor se revelando nos detalhes. A Palavra do Senhor diz: “Buscai o reino de Deus em primeiro lugar e o mais lhe será dado por acréscimo” (Lc 12, 31). Talvez o “acréscimo” pelo qual você espera chegue quando você colocar seu coração no devido lugar: no Senhor.
Façamos hoje a experiência de fixar nosso coração em Deus, nosso Eterno tesouro. Ele nos conduzirá aos lugares e às pessoas certas. Lembre-se de que seu coração, antes e acima de tudo, pertence a Deus. Se você está distante d'Ele, procure voltar hoje mesmo, Ele está à sua espera.

Dijanira Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário