terça-feira, 31 de janeiro de 2012

GOTAS DE ESPIRITUALIDADE - FEVEREIRO/2012

Ressurreição e reencarnação 
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 4 - item 5 a 7, Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo, Boa Nova Editora. 

Ora, havia um homem entre os Fariseus, chamado Nicodemos, senador dos Judeus, - que foi à noite encontrar Jesus e lhe disse: Mestre, sabemos que vieste da parte de Deus para nos instruir como um doutor; porque ninguém poderia fazer os milagres que fazeis se Deus não estivesse com ele. 
Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo: Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. Nicodemos lhe disse: Como pode nascer um homem que já está velho? Pode ele reentrar no ventre de sua mãe, para nascer uma segunda vez? 
Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade vos digo: Se um homem não renascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. - Não vos espanteis do que eu vos disse, que é preciso que nasçais de novo. - O Espírito sopra onde quer, e ouvis sua voz, mas não sabeis de onde ele vem, nem onde ele vai; ocorre o mesmo com todo homem que é nascido do Espírito. 
Nicodemos lhe respondeu: Como isso pode se dar? - Jesus lhe disse: Que! sois mestre em Israel, e ignorais essas coisas? 
-  Em verdade, em verdade vos digo que não dizemos senão o que sabemos, e que não testemunhamos senão o que vimos; e entretanto vós não recebeis nosso testemunho. - Mas se não me credes quando vos falo das coisas da Terra, como me crereis quando vos falar das coisas do céu? (São João, 3:1-12). 
O  pensamento de que João Batista era Elias e que os profetas poderiam reviver sobre a Terra, encontra-se em muitas passagens dos Evangelhos, notadamente nas relatadas acima (nº 1, 2 e 3). Se essa crença tivesse sido um erro, Jesus não teria deixado de a combater, como combateu tantas outras; longe disso, ele a sancionou com toda a sua autoridade, e a colocou como princípio e como uma condição necessária quando disse: Ninguém pode ver o reino dos céus se não nascer de novo; e insiste, ajustando: Não vos espanteis do que eu vos disse, que é PRECISO que nasçais de novo. 
Estas palavras: "Se um homem não renasce da água e do Espírito", foram interpretadas no sentido da regeneração pela água do batismo; mas o texto primitivo trazia simplesmente: Não renasce da água e do Espírito, ao passo que, em certas traduções, a do Espírito se substituiu: do Santo Espírito, o que não responde mais ao mesmo pensamento. Esse ponto capital ressalta dos primeiros comentários feitos sobre o Evangelho, assim como será um dia constatado sem equívoco possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário